sexta-feira, 26 de julho de 2013

Devemos repensar. Preparar. Preparar-nos.



Fala e escrita revelam a multiplicidade cultural dos indivíduos, suas manifestações intelectuais, anseios e vivências. A harmonização entre esses dois aspectos torna as pessoas mais aptas a um processo comunicativo mais amplo, uma vez que o universo de cada ser deve se multiplicar através das diversas linguagens existentes hoje. E cada linguagem dispõe de sua riqueza. Quando vão à escola, os alunos não abandonam suas linguagens já adquiridas, mas se contrapõem, por vezes, ao que o conteúdo institucional apregoa. A variação linguística deve trabalhar por acréscimos, despertando a consciência individual de que, para cada momento, uma necessidade comunicativa diferente se manifesta e que é importante para o convívio social estar pronto para essa realidade.

Por Giovani Ramos
"Todos falam e alguns escrevem"
http://www.youtube.com/watch?v=XOzoVHyiDew
Muito válido:
http://www.youtube.com/watch?v=o7OlNhxLrOg

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Muito interessante:
http://super.abril.com.br/galerias-fotos/12-escritores-famosos-unico-romance-publicado-745060.shtml#0
"Para [ter] uma mente completa, estude a arte da ciência, estude a ciência da arte, aprenda a enxergar, perceba que tudo se conecta a tudo".
Leonardo da Vinci 
Sobre arte e educação:
http://www.rumosdobrasil.org.br/2009/10/29/a-importancia-da-arte-da-educacao-vida-plena-a-cidadania/
http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/artigos/Paginas/artenaeduca%C3%A7%C3%A3o.aspx
http://www.bio.fiocruz.br/index.php/artigos/338-relacoes-entre-ciencia-arte-e-educacao-relevancia-e-inovacao
Sobre tecnologia e educação:
http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm

Precisamos lutar por uma educação que seja capaz de transformar-nos, tocar-nos todas as inquietudes, para que possamos pensar em sermos melhores para os outros, não melhores que os outros. Precisamos sair da larva da mediocridade, ao ponto de uma educação transformadora forte o bastante para mudar-nos o caráter, a alma. Precisamos nascer de novo, num parto pessoal que nos faça entender que os conflitos mais valorosos são aqueles que não derramam sangue nem se fazem em meio à balbúrdia. Tornar-nos educados está longe da domesticação e do adestramento que nos faz parecer ovelhas a caminho do abate, conformadas com a própria sina; ao contrário, somos seres pensantes e não podemos permitir que nosso intelecto seja subtraído por ideologias tendenciosas, muito menos cerceado por anseios de terceiros, cujo maior objetivo é a nossa inércia mental.
Por Giovani Ramos

Einstein aos 14 anos. Ele não era considerado um bom aluno.


terça-feira, 23 de julho de 2013

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."
(Jorge Luis Borges)
O que acontece é que a arte anda meio ausente. Educar tem um quê muito forte de arte, o desafio de misturar as palavras e mudar comportamentos requer de nós espírito de artista, ora pintor, ora poeta, ora ator... É preciso montar tendas, vestir personagens, criar constelações. Precisamos preencher as toneladas de hardware dos conteúdos escolares com gramas de leveza vindas da arte.
Por Giovani Ramos

"As revoluções são periódicas, o que lhes tira a eficácia." CDA
Onde está 
a poesia? indaga-se
por toda a parte. E a poesia
vai à esquina comprar jornal. 
(...)

Ferreira Gullar. In: Dentro da noite veloz.
Se morro
o universo se apaga como se apagam
as coisas deste quarto
(...)

(Ferreira Gullar)
Quando um poeta morre, junto com ele se vão universos repletos de histórias, compactas, longas... um poeta a menos é menos mais um milhão de coisas, milhões. Na ausência dos poetas, ficamos entregues não à dificuldade da poesia mas ao perecimento das visões que antecedem aos fatos. Junto com eles se vão as luzes, as antenas, os sinais da alta definição do pensamento. Sem poesia, ou sem poeta, perde-se a cor, o viço, a brincadeira com da linguagem e a profundidade dos significados.
Por Giovani Ramos
Leitura muito pertinente:
http://www.upf.br/comarte/?p=4390
"A educação visa a melhorar a natureza do homem, e isto nem sempre é aceito pelo interessado." (Carlos Drummond de Andrade. In: O avesso das coisas)
Se queremos educar, devemos fazê-lo pelo exemplo. Não há educador sem leitura. Não há educador sem apreciação. Educar é ler o texto-aluno. E isso se faz lendo gestos, olhares, falas e até sussurros. A educação deve habitar os detalhes esquecidos pelo sistema, morar em cada professor, em cada aluno.

segunda-feira, 22 de julho de 2013


Se considerarmos a docência como atividade intelectual e prática, revela-se necessário ao professor ter cada vez maior intimidade com o processo de investigação, uma vez que os conteúdos com os quais ele trabalha, são construções teóricas fundamentadas na pesquisa científica. (In: PONTUSCHKA, N.N.; PAGANELI, T.L.; CACETE, N.H.. Para ensinar e aprender Geografia. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2009. Por Antônio Luquini Neto)


Para tudo que se ergue na vida é necessário esforço.  E o conhecimento é assim. E muito mais que esforço, paciência. A multiplicidade de possibilidades educativas - e tecnológicas - tem desafiado nosso intelecto, numa corrida desenfreada por mais e mais. No entanto, precisamos respirar fundo, refletir, uma vez que conteúdo sem reflexão não produz nada, coisa alguma. Um sujeito pensante se faz de paciência, leveza e reflexão. Com paciência, não teremos atos e palavras trôpegos. Com leveza, é possível extirpar os males que tornam o saber um fardo, quando o intelecto é o bem imaterial de maior valia ao ser humano. E a reflexão permite-nos ponderar, escolher caminhos e saber que antes de qualquer passo precisamos de um rumo. Nosso intelecto precisa se livrar do peso das cobranças externas, da insensatez do tempo e da realidade maquiada que impede-nos de pensar.
Por Giovani Ramos
"A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)
Educart foi criado para levantar possibilidades de transformação para uma educação que vire as costas à alienação e se posicione a favor de mentes pensantes através do uso de ferramentas tradicionais e digitais, com base na construção coletiva do conhecimento.